quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Dona Ziza dos Cachorros

A Late Coração não tem como missão abrigar cães abandonados, pois não possuímos um espaço para isso, nem tão pouco o município de Campos Novos tem um espaço para abrigo, atendimento e socorro. Mas não fechamos os olhos para o problema e queremos auxiliar quem já ajuda os animais e está sofrendo alguma dificuldade.

É o caso de Dona Eloisa Helena, que tem sua história conhecida por muitos camponovenses pelo amor que dedica aos animais. É a “Dona Ziza dos cachorros”. Ela mora numa pequena propriedade na estrada que dá acesso a Unidade Prisional de Campos Novos. No quintal de sua casa, ela abriga cerca de 90 cachorros. Parte deles foi abandonada perto de sua casa pelos próprios donos, outros ela encontrou em péssimo estado pelas ruas e acabou recolhendo eles. Pela falta de um canil municipal, sua casa acabou virando um grande abrigo improvisado, sem estrutura adequada.

Logo que amanhece ela começa a sua lida com os animais. Em dias de sol, prepara a refeição em um tonel, com ossos que às vezes recebe de doação, fubá e arroz. Quando o tempo não colabora, serve os potinhos com ração. Entre alimentar os cães, limpar os recipientes, estender as cobertas ao sol e varrer o local, vai quase um dia inteiro de serviço.

Dona Ziza não possui renda, não é aposentada ainda, o que dificulta a manutenção de todos os animais. Apenas seu marido recebe salário. Ela conta com a boa vontade de algumas pessoas, que batem nas residências de pessoas pedindo doações. Mas dá para contar nos dedos de uma mão as pessoas que contribuem regularmente, e esse é um dos problemas, a manutenção.

O outro agravante é a falta de estrutura. Os cachorros ficam em antigos galinheiros, chiqueiros e em casinhas distribuídas pelo terreno. Ficam na terra e quando chove, a lama toma conta e dificulta a limpeza, como explica Dona Ziza. O seu maior sonho é ter um canil adequado, que proporcione maior conforto para os animais e facilite na limpeza.

A Late Coração está nessa luta, estamos correndo atrás para tornar esse sonho realidade. Já contatamos pessoas de bom coração, dispostas a ajudar. Vamos esperar e quem sabe, daqui a pouco tempo, anunciar aqui novidades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário