terça-feira, 14 de junho de 2011

Cachorrinha para adoção

Chegou até nossa ONG que esta cachorrinha da foto foi enconterada abandonada, sem dono. Quem quiser adotar basta entrar em contato com a Late Coração pelo e-mail latecoracao@gmail.com ou com alguma sócia que conhece.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Dona Ziza dos Cachorros

A Late Coração não tem como missão abrigar cães abandonados, pois não possuímos um espaço para isso, nem tão pouco o município de Campos Novos tem um espaço para abrigo, atendimento e socorro. Mas não fechamos os olhos para o problema e queremos auxiliar quem já ajuda os animais e está sofrendo alguma dificuldade.

É o caso de Dona Eloisa Helena, que tem sua história conhecida por muitos camponovenses pelo amor que dedica aos animais. É a “Dona Ziza dos cachorros”. Ela mora numa pequena propriedade na estrada que dá acesso a Unidade Prisional de Campos Novos. No quintal de sua casa, ela abriga cerca de 90 cachorros. Parte deles foi abandonada perto de sua casa pelos próprios donos, outros ela encontrou em péssimo estado pelas ruas e acabou recolhendo eles. Pela falta de um canil municipal, sua casa acabou virando um grande abrigo improvisado, sem estrutura adequada.

Logo que amanhece ela começa a sua lida com os animais. Em dias de sol, prepara a refeição em um tonel, com ossos que às vezes recebe de doação, fubá e arroz. Quando o tempo não colabora, serve os potinhos com ração. Entre alimentar os cães, limpar os recipientes, estender as cobertas ao sol e varrer o local, vai quase um dia inteiro de serviço.

Dona Ziza não possui renda, não é aposentada ainda, o que dificulta a manutenção de todos os animais. Apenas seu marido recebe salário. Ela conta com a boa vontade de algumas pessoas, que batem nas residências de pessoas pedindo doações. Mas dá para contar nos dedos de uma mão as pessoas que contribuem regularmente, e esse é um dos problemas, a manutenção.

O outro agravante é a falta de estrutura. Os cachorros ficam em antigos galinheiros, chiqueiros e em casinhas distribuídas pelo terreno. Ficam na terra e quando chove, a lama toma conta e dificulta a limpeza, como explica Dona Ziza. O seu maior sonho é ter um canil adequado, que proporcione maior conforto para os animais e facilite na limpeza.

A Late Coração está nessa luta, estamos correndo atrás para tornar esse sonho realidade. Já contatamos pessoas de bom coração, dispostas a ajudar. Vamos esperar e quem sabe, daqui a pouco tempo, anunciar aqui novidades.




quarta-feira, 8 de junho de 2011

Contra os maus tratos

Animais como cães e gatos têm sentimentos como nós. Eles sentem medo, alegria, frio, calor, ciúmes, saudades. Maltratar um animal é crime e pode dar multa e, dependendo do caso, até cadeia. Existe hoje uma vasta legislação a este respeito.

A Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê os maus tratos como crime de comina as penas. O decreto 24645/34 (Decreto de Getúlio Vargas) determina quais as atitudes podem ser consideradas como maus tratos.

É considerado maus tratos abandonar, espancar, mutilar, envenenar, manter preso permanentemente em correntes, manter os animais em locais pequenos e anti-higiênicos; não abrigar do sol, da chuva ou do frio, não dar água e comida diariamente, negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido, promover violência como rinhas de galo, farra do boi, etc.

A Delegacia de Campos Novos disponibilizou um telefone para denúncia, que é o 181. Quando presenciar maus tratos legue nesse número para informar a ocorrência. Dê o maior número de informações possíveis (como a placa do carro que estiver soltando os animais) que um inquérito policial será aberto. Se comprovado o delito, o autor responderá processo junto ao Ministério Público. Dependendo do caso poderá receber multas, trabalhos comunitários e terá maus antecedentes perante à Justiça.


Posse responsável

Ter um animal de estimação em casa é uma coisa muito boa. É uma forma de cuidar, de dar e de receber amor, de ser necessário na vida de alguém. Hoje em dia é crescente o número de pessoas que vivem sozinhas e que tem um animalzinho como seu único companheiro.

Animais de estimação são exemplos de amor incondicional e é esse amor que devemos aproveitar para fazer com que as crianças vejam, sintam e aprendam com eles o que é responsabilidade, gratidão e lealdade, sem pedir nada em troca.

Crianças que aprendem a cuidar de seus bichinhos serão bons pais no futuro e com certeza cidadãos mais conscientes, que respeitam o meio ambiente em que vivem. Porém, quando você decide ter um animal de estimação, deve saber que ele, como todo ser vivo, necessita de cuidados básicos como água fresca, comida, um local adequado, cuidados de higiene, vacina, etc. Ele vai ficar velho um dia e pode ficar doente também. Tudo isto tem um custo e demanda tempo e paciência do proprietário responsável.



Não abandone o seu bichinho mediante qualquer problema ou dificuldade. Seja responsável...

Criada a ONG Late Coração: o primeiro passo já foi dado

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade com relação aos animais de rua um grupo de voluntárias se unindo para criar uma ONG em Campos Novos: a Late Coração. A ONG foi criada oficialmnte em assembleia realizada na Câmara de Vereadores, no dia 13 de abril.

De acordo com a médica veterinária e gestora ambiental Antonella Cordi Cavazzola, presidente da organização não governamental, não se tratarde uma entidade para abrigar cães e gatos abandonados, mas a principal intenção é ajudar quem já ajuda os animais e também entrar na luta para evitar maus tratos e conscientizar as pessoas para que o problema de animais de rua seja enfrentado. “Pretendemos lutar pela criação de um centro de zoonoses em nosso município junto ao poder público e também promover campanhas para sensibilizar a população e crianças sobre a posse responsável e alertar sobre os maus tratos, considerado crime”, explica a veterinária.

Antonella já tinha feito um projeto há dois anos para a criação de uma entidade de proteção aos animais, levando em conta que o abandono vem crescendo nos últimos anos e que deve ser resolvido em conjunto com a comunidade. “Já conversei com a promotora que foi que sugeriu a criação de uma ONG para angariar fundos e conseguir parcerias para doação de ração, vacinas, etc. Em Campos Novos temos muita reclamação de pessoas que soltam diversos cachorros nas ruas. A cidade não possui em centro de atendimento, socorro e abrigo aos animais, e pensando nisso estamos formando uma entidade sem fins lucrativos onde respeitaremos os direitos dos animais, com planos de esterilização, disque denúncia de maus tratos, palestras de conscientização de posse responsável nas escolas, programas de adoção e também um espaço para atendimentos destes cães doentes ou feridos”, aponta.

Tudo isso leva para o principal intuito, que é baixar a superpopulação de cães e gatos de ruas. É que entre os problemas gerados pela permanência destes animais nas vias públicas, tem-se a transmissão de zoonoses como a raiva, leischmaniose, toxoplasmose, leptospirose, entre outras. Além disso, mordeduras e acidentes de trânsito também podem acontecer em função de animais sem cuidados e soltos nas ruas.





DIRETORIA DA ONG


PRESIDENTE ANTONELLA CORDI CAVAZZOLA

1º VICE PRESIDENTE BRUNA CRUZ
2º VICE PRESIDENTE CAMILA DE ABREU

SECRETÁRIA - ALINE ALMIRA MORBACH
1º VICE SECRETÁRIA - JANNA SARAH DA SILVA

TESOUREIRA - JULLY CHRISTINI ALVES
1º VICE TESOUREIRA - NAZIRA MANSUR ELIAS

DIRETORA SOCIAL - DAIANE CHIOQUETTA
1º VICE DIRETORA SOCIAL - MARGARETE ILDA DA SILVA BERNARDI

CONSELHO FISCAL - JUSSARA DAS GRAÇAS LOPES
DOROTI SPINATTO BECKER
CARLOS BERTELLI
SABRINA BOFF
SUPLENTES - DIANA GOMES
FRANCIELI PARENTI
LARA FERNANDA CHIAMOLERA

CONSELHO TÉCNICO - DIOMAR CANUTO
VALDENIR CORDEIRO DOS SANTOS